quinta-feira, 8 de maio de 2014

Verdade 12.528

                                                           Verdade  12.528
            O documentário ,dirigido pela jornalista Paula Sachetta e pelo fotógrafo Peu Robles  ; o qual teve o título de ‘Verdade 12.528’ refere-se a lei criada pelo governo federal em 2012 , ano que também fora criada a Comissão Nacional da Verdade (CNV) , com o simples dever de investigar as violações dos direitos humanos no período da ditadura civil-militar brasileira .O filme portanto , visa mostrar a importância do passado sombrio marcado na sociedade em pauta .
            Com o intuito de transmitir e protagonizar o cenário brasileiro deixado pela ditadura , o documentário dirigi-se para o público que ainda tem traços deixados pelas perdas e também informações ocultadas pela mídia ; da ênfase principalmente a tortura repressiva com objetivo de censurar as informações. Vale dizer que no documentário não foram analisadas as opiniões de militares .
            Em suma , foi de importantíssimo destaque a questão do julgamento da Comissão Nacional da Verdade quanto a questão da punição aos devidos infratores . E também quanto a impunidade dos infratores absolvidos pela famosa lei da Anistia ,de modo que caracteriza a fragilidade da democracia constitucional brasileira .
            O final do documentário caminha-se para a militarização da polícia , e mostra o despreparo da tal ‘Polícia Militar’ em relação a população brasileira , questiona sobre sua importância e analisa sua necessidade no contexto.
            O filme então , busca mostrar o que realmente foi o terrorismo de estado no Brasil , e evidenciar que o os traços da ditadura não foram destituídos , longe disso , estão ainda marcados em nossa sociedade.

Thiago Ovalle n 36, Lucas Marti n 22, Pedro Baldes n 31, Raphael Simções n 32, Yuri Souza n 39, Joao Vitor n 15

0 comentários:

Postar um comentário