quinta-feira, 8 de maio de 2014

Resenha crítica: Verdade 12.528

O filme “Verdade 12.528” é um documentário que visa mostrar histórias sobre a época da ditadura militar, muitas ainda não finalizadas. Histórias que precisam ser reveladas, investigadas apuradas e, principalmente, concluídas, para que saiam do esquecimento. A ditadura, as torturas, toda a repressão e as barbáries da época de fato aconteceram no passado, mas não são página virada, muito pelo contrário, ainda assombram a vida de diversas famílias, além dos terríveis resquícios que afetam a sociedade atual.
De forma muito bem elaborada, o curta apresenta mais de 40 depoimentos de pessoas que foram afetadas diretas ou indiretamente pela ditadura militar. Entre eles, um casal de camponeses, que foram presos e torturados, acusados de apoiar a oposição, porém o casal nem sabiam o que era o comunismo, sendo seu verdadeiro crime, alimentar os ditos “terroristas”.
O documentário também aborda a Comissão Nacional da Verdade, criada pela lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, e tem como finalidade apurar as violações aos Direitos Humanos entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. A crítica feita é que, apesar de ser, importante para a reconstrução histórica do período e análise dos crimes cometidos, representa apenas um primeiro passo em direção ao ideal projeto de justiça proposto.
A lei da anistia, criada no final do regime, também é citada no filme, sendo criticada por sua posição, já que, afirma a utilização de métodos como a tortura durante o período, protege e imuniza os militares, torturadores e participantes políticos na opressão social ocorrida durante o regime.
Dirigido por Paula Sacchetta e Peu Robles, o documentário também serve como resposta a uma pergunta muito frequente na vida dos cineastas: “Porque vocês se importam com isso?”. Questionamento referente a pouca idade dos diretores, que não enfrentaram o regime, nem tem parentes próximos que sofreram diretamente com a ditadura.
A resposta é dada através de paralelos com os dias de hoje, mostrando o quanto a ditadura ainda persiste na vida de milhares de brasileiros, como o excessivo da violência, causada, principalmente, pelo abuso do poder.

O filme cumpre seu papel de resgate histórico das implicações causadas pelo regime militar na sociedade atual, trazendo entendimento aos jovens que nasceram antes e após o período militar, de que é preciso analisar a história em termos políticos e sociais, para garantir o avanço e a evolução do país, e que, portanto, é necessário lembrar, para que nunca mais aconteça.

0 comentários:

Postar um comentário