quinta-feira, 22 de maio de 2014

Desaparecidos durante a Ditadura Militar

Durante a ditadura , além de torturas , houveram muitos desaparecimentos nessa época. Pessoas que tinham ou eram suspeitas de terem ideias contra o governo e jornalistas que tentavam mostrar a censura das reais noticias eram os desaparecidos mais comuns. Nos jornais ora noticiavam algum acidente com a pessoa que havia sumido ora não noticiavam nada; ou seja, mesmo passado muito tempo ainda não descobriram ao certo o que aconteceu com algumas pessoas desaparecidas e suas famílias esperam alguma resposta até hoje.  
Um exemplo conhecido é o  ex-deputado Rubens Paiva . Este caso está em aberto ainda, e recentemente descobriram ,através de denúncias, cinco militares suspeitos de homicídio e ocultação de cadáver. Porém o militar cuja casa constava as provas do homicídio foi encontrado morto mês passado. Então, o caso prossegue como muitos outros que ainda não tiveram uma solução. 
Com um grande pesar muitas famílias após anos de procura pela pessoa decidem fazer um enterro, pois não aguentavam mais a espera e a angústia sobre talvez a pessoa querida estivesse morta. 
Afim de solucionar esses casos criaram a "Comissão da Verdade", que seria uma forma de examinar e esclarecer as graves violações aos direitos humanos com a finalidade de efetivar o direito á memoria e á verdade histórica e promover a reconciliação nacional. 
Com essa comissão puderam descobrir alguns suspeitos e algumas verdades sobre a época, como torturas, homicídios, ocultação de cadáver e etc... 
Contraposta a essa comissão há a Lei de Anistia, a qual protege os militares envolvidos na ditadura ,que visa a ideia de "esquecimento" e "perdão" relacionados a época. Com isso a situação permanece indeterminável , porque ambos os lados exauriram suas energias. Erraram e acertaram, e esses acontecimentos são vistos ate hoje em uma grande discussão. 




Bibliografia: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/05/19/mpf-acha-provas-na-casa-de-malhaes-e-denuncia-5-por-morte-de-rubens-paiva.htm 
http://noticias.terra.com.br/brasil/desaparecidos-da-ditadura/

Sete tons de Rosa: Alana Rhenns, Bárbara Gonzalez, Fernanda Sanz, Gabriela Zapparoli, Katharine Prytulak, Luiza Secco e Thaís Barros

0 comentários:

Postar um comentário